terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Significado da estrela(s) nos escudos dos clubes

Resultado de imagem para camisa coritiba
No Brasil essas estrelas não têm um significado único. Os times as colocam nos uniformes pelos mais variados motivos. Quase sempre elas são usadas para lembrar grandes títulos conquistados, mas também existem aquelas que marcam a data de fundação do clube e até mesmo as que prestam homenagens a atletas de outros esportes. Para confundir ainda mais as coisas, alguns times colocam estrelas em seus uniformes num ano e no outro as retiram, sem dar maiores explicações ao torcedor. Essa falta de critérios que existe aqui é bem diferente do que ocorre na Itália, por exemplo. 

Lá, os times só podem exibir uma stella d’oro (“estrela dourada”) acima dos escudos quando conquistam dez campeonatos nacionais – honra alcançada por apenas três clubes até hoje: Internazionale (que tem 13 títulos), Milan (16) e Juventus, o único a usar duas estrelas, pois possui 26 títulos. A idéia de usar o símbolo a cada dez campeonatos italianos nasceu em 1958, após a Juventus ganhar seu décimo título nacional. 

A decisão foi tomada por Giuseppe Pasquale, então presidente da liga dos clubes italianos – entidade responsável pela organização do torneio. Apesar de ter virado tradição na Itália, essa padronização não pegou em outros lugares. Se no Brasil os times enchem os uniformes de estrelas sem seguir nenhum critério, em outras potências no mundo do futebol, como Espanha, Inglaterra, Alemanha e Argentina, ninguém dá muita bola para elas e os clubes preferem manter suas camisas com os escudos limpos, livres de qualquer constelação.

Postagem em destaque

Cianorte FC é exemplo de gestão esportiva

Uma certa vez , o empresário do ramo da confecção Marco Antonio Franzato se dispôs à encampar o desafio de assumir a direção da equipe do ...