HISTÓRIA - Belo Horizonte é palco da grande zebra de 1950, Inglaterra 0 x 1 EUA

Resultado de imagem para inglaterra 0x1 estados unidos 1950
Na tarde de 29 de junho de 1950, a expectativa era enorme. Finalmente chegara o dia do confronto entre a poderosa seleção da Inglaterra e o quase desconhecido time norte-americano. O mundo esportivo estava prestes a testemunhar uma partida de Copa do Mundo. 

Resultado de imagem para inglaterra 0x1 estados unidos 1950
Depois de várias visitas de jornalistas  à obra do Estádio Independência, em Belo Horizonte, era a hora de tomarem seus lugares nas arquibancadas do “Colosso do Horto”, como descreviam os jornais da época. 

Resultado de imagem para inglaterra 0x1 estados unidos 1950
E não faltavam apostas. “Era grande a ansiedade em torno do `English Team´. Pensava nuns 6 x 0. Tinha gente que apostava em 10 ou 12 gols. Todos só queriam espetáculo”.No mesmo estádio, um  jornalista de nome Afonso de Souza preparava o caderninho de anotações. Belo Horizonte recebeu três partidas do Mundial de 1950. A primeira havia sido no dia 26 de junho, quando a Iugoslávia derrotou a Suíça por 3 x 0. Em 2 de julho, o Uruguai aplicaria uma goleada de 8 x 0 na equipe boliviana. Afonso esteve lá e cobriu os jogos para a imprensa local. Mas nada se comparou à partida entre Inglaterra e Estados Unidos. O que ocorreu naquele jogo foi uma das maiores zebras de um Mundial de futebol. 
Foto: Francisco Medeiros/ME/Portal da Copa#Cópias de páginas do jornal “Estado de Minas”, de junho e julho de 1950, com manchetes sobre a Copa do Mundo de 1950 no Brasil
 O time norte americano venceu o jogo pela contagem mínima.Aquele 1 x 0 tomou conta do noticiário. A grande zebra do “Colosso do Horto” virou manchete internacional. “Foi um resultado que deixou o mundo esportivo inteiro estupefato. Nem se sabia que tinha futebol nos Estados Unidos. A Inglaterra era a Inglaterra. E perdeu. Aquele jogo levou Minas Gerais para o mapa mundial. Belo Horizonte foi assunto no planeta”, diz Plínio, que duas décadas mais tarde escreveria o livro “Futebol, no embalo da nostalgia”, em que dedica um capítulo ao jogo memorável de 29 de junho de 1950.
Resultado de imagem para inglaterra 0x1 estados unidos 1950
COM INFORMAÇÕES PORTAL DA COPA

Postagens mais visitadas deste blog

Com equipe completa, nado sincronizado iniciou treinamentos muito antes da Rio 2016

Seleção masculina de hóquei sobre grama sofre segunda derrota

Marcos Danilo Padilha - "Profissão - Goleiro"