Pular para o conteúdo principal

1974 -O FUTEBOL TOTAL DA "LARANJA MECÂNICA"

Resultado de imagem para holanda 1974 esquema tatico

Eles maravilharam o futebol dos anos 70 reunindo competitividade e elegância . Antes da Holanda de Rinus Michels ficar notável pelo Futebol Total, esse estilo de jogo já havia dado mostras com o treinador holandês Jack Reynolds, que criou o esquema no Ajax, no começo do século XX. Décadas depois, o River Plate dos anos 40, conhecido como “La Máquina”, deu show na América do Sul com exibições de gala que entraram para a história do futebol latino. 
VIDEO 1
Nos anos 50, a Hungria deixou todos “em pânico” com seu futebol exuberante e plástico, mas que infelizmente não levou uma Copa do Mundo. Na década de 60, foi a vez do Racing Club, também da Argentina, conquistar a América e o Mundo com partidas “Totais”. Porém, mesmo com esses primórdios, o Futebol Total só seria conhecido por todo planeta na década de 70. 
VIDEO 2
Rinus Michels, que foi jogador do Ajax e foi treinado por Reynolds, aprendeu com seu mestre a arte da rotatividade em campo. Com ampla bagagem e já treinador, Michels decidiu logo em seu primeiro ano de Ajax, em 1965, fazer seu time jogar naquele método. E deu certo. Beneficiado pela brilhante safra de bons jogadores que despontava no clube, principalmente por Cruyff, o Ajax venceu três Campeonatos Holandês consecutivos de 1966 a 1968, além de uma Copa da Holanda em 1967. 
Resultado de imagem para holanda 1974 esquema tatico
Com um futebol envolvente e inovador, aquele time começou um domínio absoluto na Holanda e, principalmente, na Europa, com a conquista de três Ligas dos Campeões da UEFA consecutivas (1971, 1972 e 1973) e ainda um Mundial Interclubes em 1972. Ali, no Ajax, nascia a base da seleção da Holanda, que começava a despontar como uma das favoritas ao título da Copa do Mundo de 1974.

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileirão Série A - Confira os jogos de hoje e amanhã

Brasileirão Série A - Confira os jogos em andamento

Herói da Inter, Éder Paulista poderia ter sido herói no Cianorte FC

Eder Paulista , atacante com passagem pelo Cianorte FC , onde pouco fez por não ter a oportunidade merecida , oportunidade que teve na Inter de Limeira quando no dia 14 de maio , a emoção tomou conta dos mais de 8 mil presentes no Limeirão assim que o árbitro Thiago Duarte Peixoto apitou o fim da vitória da Inter de Limeira por 2 a 1 sobre o Monte Azul. 

O tão sonhado acesso à Série A2 estava consumado. Graças a alguém que por muito pouco não esteve ali. Herói do Leão com os dois gols da virada no jogo decisivo, o atacante Éder Paulista teve a participação ameaçada na competição ao sofrer uma grave lesão logo no início da campanha. 

Por tudo o que passou, era um dos mais eufóricos, a ponto de até esquecer como foram seus gols. - Só Deus sabe o que eu passei. Os médicos falavam que eu só voltaria depois de três meses. Mas eu falei que iria me recuperar rapidamente e decidir para a equipe. 

A emoção está muito grande, não sei nem dizer como foram os gols.