ZH

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...

/

ESPORTE PARA TODOS!

 

OUÇA - A VIDA DE WILSON SILVA

domingo, 13 de novembro de 2016

UOL : Saiba quem está por trás da foto histórica da Fórmula 1 que faz 30 anos

  • Fotógrafo conta a história da foto em que Senna, Prost, Mansell e Piquet posam no muro
  • Fotógrafo conta a história da foto em que Senna, Prost, Mansell e Piquet posam no muro
  • Luiza Oliveira, Julianne Cerasoli e Gustavo Franceschini
    Do UOL, em São Paulo 13/11/2016 - 06h00

Quem é fã de Fórmula 1 já viu ao menos uma vez a foto histórica em que Ayrton Senna, Alain Prost, Nigel Mansell e Nelson Piquet estão sentados juntos no muro em clima de descontração. Mas poucos sabem quem está por trás da foto que completou 30 anos em 2016.
A foto foi tirada no GP de Estoril, em 1986, pelo fotógrafo inglês Keith Sutton. Na época, não era fácil reunir os quatro pilotos que tinham personalidade forte e uma relação conturbada. Keith conta que só Bernie Ecclestone teria esse poder.
O então comandante da associação das equipes e chefe de equipe da Brabham chamou os quatro atletas que disputavam o título daquele ano e foram os quatro primeiros colocados do GP de Estoril para tirar a foto e falou para eles se reunirem no muro. O clique captou um raro momento de descontração dos pilotos porque Piquet estava 'cutucando' a orelha de Prost.
Keith tirou a foto com outros dez fotógrafos, mas a sua ficou famosa por conseguir pegar um melhor ângulo. O profissional que até hoje viaja pelo mundo cobrindo a Fórmula 1 conta que na época ninguém imaginava o sucesso que ela faria.
"Os quatro se tornaram campeões do mundo. Mas ali só o Nelson e o Prost já eram. A gente não sabia. Quando você está vivendo o momento você nunca sabe o que vai acontecer anos depois ou não tem noção de como era bom", conta ele.
A foto ajudou a alavancar a carreira de Keith que publicou a imagem em diversos livros. Ele ainda trabalhou para Ayrton Senna por anos fazendo o material de divulgação do piloto que era enviado às publicações brasileiras.
Luiza Oliveira/UOL
A foto, que completou 30 anos no dia 21 de setembro, virou atração no autódromo de Interlagos no fim de semana do GP do Brasil. Ela está exposta em um muro do paddock ao lado de vários adesivos com os rostos de Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton, Jenson Button, Felipe Massa, Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo, Fernando Alonso, Nico Rosberg e Max Verstappen. Os fãs podem tirar fotos e substituir os lendários pilotos pelas estrelas atuais.
Hoje, Keith já teria um time escolhido para substituir o quarteto. Ele responde sem pestanejar: Vettel, Hamilton, Alonso e Verstappen que representaria Senna no início da carreira. Quando ele pensa na época, admite que sente saudades e que era melhor. "Era uma coisa mais romântica. Era uma vida com menos pressão. Eu solteiro viajando o mundo", brinca.
Em 2010, no GP da Coreia, houve uma tentativa de fazer uma nova versão foto, dessa vez clicada por Ercole Colombo. A ideia foi novamente de  Bernie Ecclestone que reuniu Hamilton e Alonso, além de Mark Weber, Button e Vettel. Naquele momento, os cinco disputavam o título da temporada.
Resultado de imagem para UOL