ZH

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...

/

ESPORTE PARA TODOS!

 

OUÇA - A VIDA DE WILSON SILVA

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Por que a Itália veste azul? E a Holanda laranja?... cores ausentes em suas bandeiras?

Resultado de imagem para italia x holanda euro 2000
Por que a Itália joga com uma camisa azul se não há nada de azul na bandeira do país? Por que a Holanda é conhecida como "Laranja Mecânica", se não possui essa cor em sua bandeira? No futebol, a camisa é um emblema - e também um eventual escudo perante a vergonha de uma derrota. Quando a Inglaterra foi eliminada da Copa do Mundo do México, em 1970, pela histórica seleção brasileira, dois gigantes da partida, Bobby Moore, capitão da Inglaterra, e Pelé, se encontraram no meio do campo e trocaram suas camisas como forma de celebrar o encontro memorável. A cor das camisas de um time é uma questão de orgulho nacional. E não se trata de uma escolha aleatória, porque a camisa é respeitada quase tanto quanto a bandeira. Conheça a origem das cores dos uniformes de quatro seleções de tradição: 

  A 'Azzurra' 

 A imagem de Marco Tardelli durante a final da Copa do Mundo na Espanha, em 1982, gritando emocionado, com sua camisa azul erguida enquanto cruzava o estádio Santiago Bernabéu, deu a volta ao mundo. Mas por que o azul? Por que não o verde dos "vales verdes de Lombardía" ou o vermelho dos "vulcões", como escreveu o poeta Francesco Dall'Ongaro se referindo à bandeira italiana? É que a formação da nação italiana, como a conhecemos hoje, foi um tanto quanto confusa. Durante séculos, a Itália, mais do que um país, era uma ideia de nação, que começou a ganhar forma com os esforços de Garibaldi e mais tarde do rei Victor Emmanuel 3º, na primeira metade do século 20. Foi durante o reinado do monarca que o famoso time de futebol italiano iniciou sua participação em competições internacionais. No dia 15 de maio de 1910, a seleção jogou seu primeiro jogo internacional contra a Alemanha. "A equipe italiana ficou famosa com a cor azul, mas na verdade seu primeiro jogo internacional foi disputado com camisa branca, a cor do brasão real", disse o assessor de imprensa da Federação Italiana de Futebol, Diego Antenonzio, à BBC Mundo. Só em 1922 que o time começou a usar o azul, que era a cor da bandeira da casa real de Sabóia, a que pertencia ao rei Victor Emmanuel 3º. Com essa cor, a "Azzura" (azul) alcançaria sua antiga glória: o título de 1934. Na época, Benito Mussolini até quis vestir a equipe de preto, como parte de sua propaganda, mas o time manteve o azul que hoje é famoso em todo o mundo. 

  A Alemanha prussiana 

 Se alguma nação passou por inúmeras mudanças no século 20, esta foi a Alemanha. Em 1900, era um império liderado pelo chanceler Otto Van Bismarck; 99 anos depois, uma potência se reestabelecendo depois de 30 anos dividida por um muro. Quando o futebol chegou à Alemanha, em 1900, o território era dominado pela Prússia; seu emblema oficial era o Reichsadler (em português livre, águia imperial).