ZH

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...

/

ESPORTE PARA TODOS!

 

OUÇA - A VIDA DE WILSON SILVA

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Curiosidades do Vascão



Resultado de imagem para camisa com faixa vasco river plate
A primeira camisa de futebol usada pelo Vasco era toda preta, com gola e punhos brancos, e a cruz de malta no peito. Muita especulação existe sobre a origem da camisa branca com a faixa diagonal preta. Segundo uma versão atualmente difundida, inclusive, no site oficial do Vasco, ela teria sido criada por Ondino Viera, o técnico uruguaio que montou o famoso Expresso da Vitória quando dirigiu o Vasco entre 1943 e 1946. 
Resultado de imagem para camisa com faixa vasco river plate
Ondino teria se inspirado na camisa do River Plate, clube onde ele começou a se destacar como treinador e com o qual foi bi-campeão argentino em 1936/37. Ainda acrescenta-se, às vezes, o detalhe de que Ondino Viera desejaria a mudança de uniforme por achar que uma camisa branca seria mais adequada ao quente verão carioca, ou, dizem alguns, a partidas noturnas, do que a tradicional camisa preta.


"O Gigante da Colina"
Resultado de imagem para "O Gigante da Colina"

Depois que o Vasco mudou-se para o bairro de São Cristóvão, no RJ passaram a chamá-lo "O Gigante da Colina", em função do estádio estar junto a uma pequena elevação. O estádio da rua São Januário desempenhou um papel importante não só na vida esportiva, mas também na vida política do país. Três anos depois de inauguração do estádio do Vasco, Getúlio Vargas chega ao poder. O RJ era na época capital do país; o presidente da República precisava de um grande palco para as demonstrações da vitalidade do novo regime, e foi exatamente o estádio do Vasco que escolheu. Assim, foi de São Januário que foram anunciadas as primeiras leis trabalhistas do país, e foi ali que aconteceram memoráveis espetáculos cívicos, com o maestro Villa-Lobos a reger uma grande orquestra. Quando os pracinhas da Força Expedicionária Brasileira partiram para a Itália para lutarem na 2ª Guerra Mundial, foi em São Januário que aconteceu a festividade de despedida, sob o olhar atento do Marechal Mascarenhas de Morais! Por esses fatos e tantos outros, não há como negar, que o Clube de Regatas Vasco da Gama, tem grande importância no cenário nacional e internacional!

343560


Torcedor ilustre
Resultado de imagem para raul seixas vascaino
“Como é que eu posso ler se eu não consigo concentrar minha atenção. Se o que me preocupa no banheiro ou no trabalho é a Seleção”. O trecho nem é dos mais geniais de Raul Seixas. A música Super Heróis, a primeira faixa de Gita (1974), está perdida entre tantos clássicos do álbum – que, além da faixa-título, inclui também Medo da Chuva, Sociedade Alternativa, O Trem das Sete e Loteria da Babilônia. Mas fala sobre os ídolos do Brasil naquele momento. De Silvio Santos a Emerson Fittipaldi, passando também pelo “Rei Quelé” e pela seleção brasileira.
Resultado de imagem para raul seixas vascaino
Raulzito não era exatamente o cara mais fanático por futebol. São poucas as referências em suas letras, como em Trancos e Barrancos (“Pra que pensar se eu tenho o que quero / Tenho a nega, o meu bolero, a TV e o futebol”) e em Quando Você Crescer (“E o futebol te faz pensar que no jogo você é muito importante, pois o gol é o seu grande instante”). Mesmo em Super Heróis, há uma crítica velada em tempos de censura pela ditadura militar. No entanto, o músico tinha a sua preferência dentro de campo. 

O baiano radicado no Rio de Janeiro tinha sua preferência pelo Vasco, por mais que não fosse dos cruzmaltinos mais praticantes. De qualquer forma, a relação entre Raul Seixas e o Vasco rendeu uma das músicas de torcida mais legais do futebol brasileiro. 

O apanhado histórico de Eu Nasci a Dez Mil Anos Atrás foi respeitado pelos cruzmaltinos, em uma letra mais comprida do que o costumeiro. E que reconta as grandes histórias vividas pelo clube. Na semana em que Raul completaria 70 anos se ainda estivesse vivo, vale resgatar a homenagem, cantada há alguns anos (ainda não dez mil) nas arquibancadas de São Januário.