Pular para o conteúdo principal

Curiosidades do futebol

Resultado de imagem para voce sabia

Os momentos e dados mais curiosos sobre a história do futebol mundial e brasileiro:

- O clube de futebol brasileiro mais antigo é o Sport Club Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900 na cidade de Rio Grande (RS).

- O time de futebol mais antigo do mundo é o Sheffield Football Club, da Inglaterra, fundado em 24 de outubro de 1857.

- A primeira partida de futebol no Brasil ocorreu em 15 de abril de 1895, na Várzea do Carmo (cidade de São Paulo), entre os funcionários de duas empresas que atuavam na cidade. O placar do jogo foi Companhia de Gás 2 x 4 Cia. Ferroviária São Paulo Railway.

- O primeiro jogo de futebol, entre seleções, realizado no mundo ocorreu em Glasgow, capital da Escócia. Realizado em 30 de novembro de 1872, a Escócia empatou com a  Inglaterra pelo placar de 0 a 0.

- O futebol (regras, bola e informações) foi trazido ao Brasil em 1894 por Charles Miller, brasileiro filho de ingleses, ao retornar da Inglaterra onde viveu alguns anos e jogou no time do Southampton.

- A primeira Copa do Mundo de Futebol foi realizada no Uruguai em 1930. O Uruguai foi campeão após vencer a Argentina pelo placar de 4 a 2.

- Foi somente a partir da Copa do Mundo de 1950 que os jogadores começaram a usar números nas camisas.

- O primeiro campeonato oficial de futebol ocorreu na Grã-Bretanha em 1863. A seleção inglesa foi campeã.

- O primeiro campeonato de futebol, realizado no Brasil, foi o Paulista que ocorreu em 1902. O título ficou com o São Paulo Athletic Club.

- A partida de futebol no Brasil onde ocorreu maior número de expulsões foi entre Portuguesa-SP e Botafogo-RJ. Realizada no torneio Rio-São Paulo de 1954, ocorreram 22 expulsões de jogadores, após uma briga entre os jogadores das duas equipes. O time paulista venceu o jogo pelo placar de 3 a 1.

- O maior público pagante numa partida de futebol no Brasil foi no jogo entre Brasil e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1970. O jogo, realizado no estádio do Maracanã em 31 de agosto de 1969, foi visto por 183.341 pagantes. O Brasil venceu a partida pelo placar de 1 a 0.

- O jogador mais velho a disputar uma partida de futebol oficial foi o inglês Neil McBain. Aos 52 anos e quatro meses, ele disputou uma partida oficial no ano de 1947.

- O primeiro jogo oficial (amistoso) do Brasil foi contra a Argentina. Realizado em Buenos Aires em 20 de setembro de 1914, os argentinos levaram a melhor e ganharam por 3 a 0.

- Foi somente na Copa do Mundo de 1970 que os árbitros de futebol começaram a usar os cartões vermelho e amarelo.

- A versão do Campeonato Brasileiro de Futebol que reuniu a maior quantidade de clubes foi a do ano 2000. Nesta edição, batizada de Copa João Havelange, participaram 116 clubes da 1ª, 2ª e 3ª divisões do futebol brasileiro.

- Numa partida de futebol profissional, um jogador de linha anda e corre entre 10 e 14 quilômetros.

- Um jogo de futebol oficial (padrão FIFA) deve seguir determinadas medidas de campo e bola: o campo deve ter medida entre 100 metros e 110 metros de comprimento e entre 64 metros e 75 metros de largura; a distância entre as duas traves deve ser de 7,32 metros e do chão até o travessão (trave superior) deve ter 2,44 metros; a bola de futebol deve ter circunferência entre 68 cm e 70 cm, sendo que o peso deve ficar entre 410 gramas e 450 gramas.

- No Brasil, é comemorado em 14 de janeiro o Dia do Treinador de Futebol. No dia 25 de abril, é comemorado o Dia do Goleiro.
Sua Pesquisa

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileirão Série A - Confira os jogos de hoje e amanhã

Marcos Danilo Padilha - "Profissão - Goleiro"

Sempre publico nesse espaço matérias sobre a carreira do goleiro Danilo da Chapecoense , que considero o melhor goleiro do futebol brasileiro , formado e revelado pelo Cianorte FC time de sua cidade natal , tem como ponto alto um caráter diferenciado herdado dos pais , meus amigos Nilson e Ilaídes(foto). O  filho Danilo , também é filho de Cianorte e tem um respeito enorme do torcedor paranaense , tanto  é que enquanto atuou no Londrina E.C  recebeu o apelido de PAREDÃO  do torcedor londrinense devido as atuações brilhantes na meta do LEC .

Atuou também pelo Cianorte FC , Nacional de Rolândia , Engenheiro Beltrão e Operário Ferroviário de Ponta Grossa atual campeão Paranaense de Futebol. ( clubes do interior do Paraná)

Marcos Danilo Padilha Nascimento: 31 de julho de 1985 (29 anos), Cianorte, Paraná Altura: 1,85 m Peso: 80 kg Início de carreira: 2004 Time atualAssociação Chapecoense de Futebol (#1 / Goleiro)

Herói da Inter, Éder Paulista poderia ter sido herói no Cianorte FC

Eder Paulista , atacante com passagem pelo Cianorte FC , onde pouco fez por não ter a oportunidade merecida , oportunidade que teve na Inter de Limeira quando no dia 14 de maio , a emoção tomou conta dos mais de 8 mil presentes no Limeirão assim que o árbitro Thiago Duarte Peixoto apitou o fim da vitória da Inter de Limeira por 2 a 1 sobre o Monte Azul. 

O tão sonhado acesso à Série A2 estava consumado. Graças a alguém que por muito pouco não esteve ali. Herói do Leão com os dois gols da virada no jogo decisivo, o atacante Éder Paulista teve a participação ameaçada na competição ao sofrer uma grave lesão logo no início da campanha. 

Por tudo o que passou, era um dos mais eufóricos, a ponto de até esquecer como foram seus gols. - Só Deus sabe o que eu passei. Os médicos falavam que eu só voltaria depois de três meses. Mas eu falei que iria me recuperar rapidamente e decidir para a equipe. 

A emoção está muito grande, não sei nem dizer como foram os gols.