Quem foi o primeiro goleiro a usar luvas?

Resultado de imagem para Heiner Stuhlfauth

Fiz um grande achado recentemente na internet. Comprei um exemplar do livro “Who Invented the Bicycle Kick?”, dos jornalistas Paul Simpson e Uli Hesse, lançado em 2013. Simpson é editor da Champions, revista oficial da UEFA Champions League, e Hesse escreveu também Tor!, livro que conta a história do futebol alemão. Entre as diversas histórias curiosas, destaco a do primeiro goleiro a usar luvas. Os dois dão o crédito ao goleiro 
Resultado de imagem para Heiner Stuhlfauth
Na mesma época, segue a obra, o espanhol Ricardo Zamora raramente entrava em campo sem luvas de lã, embora os autores acreditem que, no caso dele, se tratasse mais de uma vaidade. Zamora considerava as luvas parte de um modelo de etiqueta que deveria ser seguido pelos homens.

A história conta que o primeiro brasileiro a usar uma luva em campo foi Jaguaré Bezerra de Vasconcelos. Em 1931, ele foi vendido do Vasco para o Barcelona, da Espanha.  “Na sua estreia na Europa, Jaguaré usou luvas feitas de couro”, conta Paulo Guilherme, autor do livro “Heróis e Anti-Heróis da Camisa 1”.  “Só que ele não estava preocupado com a melhora de seu rendimento, apenas não estava acostumado com o frio.” que defendeu o Nuremberg e também a Seleção da Alemanha na década de 1920. 
Resultado de imagem para ricardo zamora
O livro reproduz uma frase bem espirituosa de Heiner: “Quando estava chovendo, eu usava luvas de lã áspera e a bola molhada se prendia muito melhor nas minhas mãos. A vida me ensinou que não dá para pegar uma enguia com as mãos nuas”.Na mesma época, segue a obra, o espanhol Ricardo Zamora raramente entrava em campo sem luvas de lã, embora os autores acreditem que, no caso dele, se tratasse mais de uma vaidade. 
Resultado de imagem para ricardo zamora
Resultado de imagem para ricardo zamora
Zamora considerava as luvas parte de um modelo de etiqueta que deveria ser seguido pelos homens. A história conta que o primeiro brasileiro a usar uma luva em campo foi Jaguaré Bezerra de Vasconcelos. Em 1931, ele foi vendido do Vasco para o Barcelona, da Espanha. “Na sua estreia na Europa, Jaguaré usou luvas feitas de couro”, conta Paulo Guilherme, autor do livro “Heróis e Anti-Heróis da Camisa 1”. “Só que ele não estava preocupado com a melhora de seu rendimento, apenas não estava acostumado com o frio.”
logo

Postagens mais visitadas deste blog

Com equipe completa, nado sincronizado iniciou treinamentos muito antes da Rio 2016

Seleção masculina de hóquei sobre grama sofre segunda derrota

Marcos Danilo Padilha - "Profissão - Goleiro"