Pular para o conteúdo principal

Qual o significado da numeração das camisas de futebol?


Antigamente serviam para saber em qual posição cada um jogava, exemplo:1-goleiro,2-lateral direito,3-zagueiro central,4-quarto zagueiro,5-volante,6-lateral esquerdo,7- ponta direita,8-meia direita, 9-centro-avante,10 meia esquerda e o 11-ponta esquerda.
Muitos números de camisas se tornaram a identidade de um jogador, por exemplo, a camisa 10 do santos, Pelé,a camisa 10 do flamengo,Zico, mas hoje isso não acontece mais, serve apenas como identificação mesmo,assim como em qualquer outro esporte. 


Como toda regra tem sua exceção , na Copa do Mundo de 1974, na Alemanha, o goleiro holandês Jongbloed ( na foto acima), reinaugurou uma nova moda. Em vez de utilizar o número 1, resolveu estranhamente vestir a camisa de n° 8

E nem a derrota no jogo final contra a anfitriã Alemanha Ocidental desanimou o goleiro. Quatro anos depois, na Copa da Argentina, Jongbloed voltou a usar a número 8. Mas dessa vez teve a companhia do goleiro argentino Ubaldo Fillol, deixando atordoados muitos dos espectadores da decisão, que reuniu holandeses e argentinos. 
 Fillol também resolveu repetir a dose e vestiu a número 7 em 1982, seguindo a regra da seleção argentina que numerava seus jogadores por ordem alfabética. 

A estranha numeração, porém, não era uma completa inovação. Na Copa do Mundo de 1958, o brasileiro Gilmar dos Santos Neves vestiu a camisa de numero 3. 

Mas o primeiro goleiro campeão do mundo pelo Brasil não tinha a intenção de ser diferente. 
 A Confederação Brasileira de Desportos (antecessora da CBF), esqueceu-se de relacionar a numeração das camisas e o uruguaio Lorenzo Villizio, do Comitê organizador da FIFA, numerou os jogadores aleatoriamente. Para sorte dos brasileiros, o predestinado Pelé - sempre ele - deu sorte e acabou ficando com a 10.

Pesquisa Magno Moreira em 04/08/2016
Fonte : Yahoo

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileirão Série A - Confira os jogos de hoje e amanhã

Brasileirão Série A - Confira os jogos em andamento

O time do Alto da Bica - A foto que virou saudade

O time do Alto da Bica surgiu, consultando minha memória, ali pelos anos 90 e pouco, coincidindo com o início da era Parmalat. Isso talvez explique os meninos - que acompanham os craques - tão bem vestidos. A sede fica na margem da rodovia Cianorte – São Tomé, logo após o ribeirão São Tomé, num trecho conhecido como Bica, por isso o nome: Alto da Bica.

Frequentado por cianortenses ilustres congrega em sua maioria os palmeirenses - também consultando minha memória, e o Avanti -. Nesta foto, em 98, vemos o elenco pronto para mais uma vitória; vou fazer a escalação e pedir mil perdões se errar o nome de alguém, pois embora conhecendo pela fisionomia posso me confundir na denominação. De pé, da esquerda para a direita: Miguel Deneka, Flávio Vieira, Cometa, Gaúcho, Jácomo e Zezé; agachados, na mesma ordem: Antônio Rogério, Maurício, Nilo, Deíca e Spagola...

Por Marco Antônio de Paula Franco