Os 10 clubes de futebol mais antigos do mundo

O futebol é, talvez, um dos desportos mais antigos do mundo e a sua história oficial começou a escrever-se em pleno século XIX, quando foram fundados os primeiros clubes. Muitos deles, ainda se encontram ativos e fazem parte das ligas de futebol mais importantes, ao passo que outros ficaram pelo caminho e já só resta a memória de um passado mais ou menos glorioso. Conheça os 10 clubes de futebol mais antigos do mundo e saiba um pouco mais acerca da sua história.

1. Sheffield Football Club

Sheffield Football Club é o clube de futebol mais antigo do mundo de acordo com a Federação Internacional de Futebol (FIFA). A sua fundação remonta a 24 de outubro de 1857, em Sheffield, Inglaterra, e nasceu das ideias de dois amigos (William Prest e Nathaniel Creswick) que, na altura, eram praticantes de críquete. Os dois jogadores pretendiam encontrar um desporto que pudessem praticar durante a estação do inverno e a escolha recaiu sobre o futebol.
Atualmente, o Sheffield F.C. é quase um clube amador, joga no Stadium of Bright e milita numa das divisões mais baixas do futebol inglês.

2. Notts County Football Club

Notts County Football Club nasceu a 28 de novembro de 1862, em Nottingham, Inglaterra. Foi um dos 12 clubes a fundar a Liga Inglesa e deve a sua criação a W. Arkwright e Chas Deakin, que decidiram fundar o seu próprio clube de futebol profissional quando jogavam à bola entre amigos nos jardins de Cremorne.
Atualmente, o clube ainda se mantém como profissional, apesar de ter deixado a Premier League na temporada de 1981/82. Também é de destacar que o seu uniforme “alvinegro” inspirou o atual equipamento dos italianos da Juventus FC. 

3. Rangers Football Club

Rangers Football Club é um clube de futebol da cidade de Glasgow, na Escócia. Eles ficaram conhecidos como Glasgow Rangers, mas, no ano de 2012, devido ao acumular de dívidas, o clube passou a chamar-se de Rangers F.C. e teve de baixar à quarta divisão do futebol escocês.
Em todo o caso, trata-se do terceiro clube mais antigo do mundo, uma vez que foi fundado a 25 de maio de 1873 por quatros amigos: Peter Campbell, Moses Mcneil, Peter McNeil e William McBeath.

4. Aston Villa Football Club

Aston Villa Football Club é um dos clubes mais antigos do mundo, uma vez que foi fundado em março de 1874, em Birmingham, Inglaterra. “The Villans”, também conhecidos como “The Lions”, já venceram a Premier League e a Taça de Inglaterra por sete ocasiões e são um dos clubes mais respeitados do velho continente. Atualmente, eles jogam no Villa Park Stadium e protagonizam um dos clássicos do futebol europeu mais empolgantes contra o Birmingham City Football Club.

5. Everton Football Club

Everton Football Club foi fundado em 1878, na cidade de Liverpool, Inglaterra. A sua criação nasceu da necessidade de oferecer aos fiéis da Igreja Metodista de Santo Domingo uma atividade desportiva alternativa ao críquete que se pudesse praticar durante o inverno. Por isso mesmo, o clube foi chamado de Santo Domingo, antes de receber oficialmente o nome de Everton Football Club.
Na sua história, o clube conta com nove títulos de campeão da Premier League, cinco Taças de Inglaterra e uma Taça europeia. Além disso, é o clube que mais vezes participou na Premier League e que mais pontos conseguiu somar.

6. Manchester United Football Club

Manchester United Football Club é, atualmente, um dos gigantes do futebol mundial e um dos clubes mais ricos do mundo. Os “devils” nasceram a 1 de janeiro de 1878, como um clube de operários do depósito da Lancashire and Yorkshire Railway, no distrito de Newton Heath, sendo apelidado de Newton Heath L&YR Football Club. Em 1902, o clube quase que abriu falência e acabou por ser vendido a um empresário do ramo da cerveja, recebendo o nome atual.
No seu palmarés, conta com 19 títulos de campeão da Premier League, 11 Taças de Inglaterra, 19 Supertaças inglesas, cinco títulos europeus e dois intercontinentais. Neste momento, disputa as atenções da Europa contra equipas como o Barcelona F.C, AC Milan e Real Madrid FC.

7. Tottenham Hotspur F.C.

O Tottenham Hotspur F.C. é um clube de futebol inglês que foi fundado a 5 de setembro de 1882. O clube tem sede no bairro de Tottenham, no norte de Londres, e rivaliza diretamente com o Arsenal, Chelsea e West Ham United. Eles são conhecidos como spurs (esporas), uma vez que a sua mascote é um galo e são um dos clubes mais fortes de Inglaterra. Já venceram 2 Ligas inglesas, 8 Taças de Inglaterra, 4 Taças da Liga, 2 Europa League, 1 Taça das Taças, entre outros troféus importantes...e estão prontos a regressar às conquistas!

8. Associação Académica de Coimbra

Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol (AAC–OAF), conhecida apenas como Académica de Coimbra, é o clube de futebol mais antigo de Portugal e da Península Ibérica, uma vez que a sua data de fundação remonta a 3 de novembro de 1887. A Briosa ou o clube dos estudantes, como é carinhosamente conhecido, transportou em campo a aura e os valores da Academia Coimbrã e, à conta disso, recolheram a simpatia dos adeptos de futebol de toda a parte. No seu palmarés, destacam-se as 2 Taças de Portugal e os 5 títulos de campeão da Segunda Divisão.

9. HFC Haarlem

HFC Haarlem foi fundado a 1 de outubro de 1889, na cidade de Haarlem, na Holanda. Trata-se de um clube que conquistou um título de campeão holandês e chegou por cinco vezes à Final da Taça da Holanda. Mais tarde, devido a dificuldades financeiras, declarou falência a 25 de janeiro de 2010, sendo excluído da categoria de futebol profissional.

10. Futebol Clube do Porto

O Futebol Clube do Porto é um clube de futebol português que foi fundado a 28 de setembro de 1893 por António Nicolau d'Almeida. Trata-se de um dos maiores clubes de Portugal e da Europa e uma das imagens de marca da região onde se encontra: cidade do Porto. É um clube com várias modalidades, mas é no futebol que mais se notabiliza. Nesta modalidade, já conquistou, praticamente, tudo o que havia para conquistar: Liga Portuguesa, Taça de Portugal, Supertaça, Taça Intercontinental, Liga dos Campeões, Liga Europa, Supertaça Europeia, entre outros troféus de igual importância, e está sempre pronto a conquistar mais títulos!

Postagens mais visitadas deste blog

Com equipe completa, nado sincronizado iniciou treinamentos muito antes da Rio 2016

Seleção masculina de hóquei sobre grama sofre segunda derrota

Marcos Danilo Padilha - "Profissão - Goleiro"