Belfort Duarte , primeiro nome do Estádio Couto Pereira


belfort
Como curiosidade, Belfort Duarte, foi o primeiro nome do estádio do Coritiba Foot Ball Club, antes de sua reconstrução nos anos 50, quando passou a se chamar Estádio Major Antônio Couto Pereira. 

João Evangelista Belfort Duarte, mais conhecido por, Belfort Duarte, (São Luís, 27 de novembro de 1883 — Campo Belo, 27 de novembro de 1918) foi um futebolista brasileiro e um dos fundadores da Associação Atlética Mackenzie College, primeiro clube brasileiro verdadeiramente de brasileiros, pois as grandes equipes na época eram de ingleses como o São Paulo Athletic Club.

Mudando-se para o Rio de Janeiro, em dezembro de 1907, por diversos motivos foi atuar no America Football Club, a convite de Gabriel de Carvalho, depois também presidente do clube pelo qual acabou se tornando além de jogador (jogou como médio, depois defensor), capitão (1911), técnico, diretor-geral do futebol, e tesoureiro. 

 Disciplinador e exigente, proibia atletas beberrões e fumantes, sendo que em 1908 trocou a camisa, então rubro-negra (de 1906 a 1908), pela atual vermelha. Foi Belfort quem abriu as portas do America aos atleta negros, e tinha tanto amor pelo clube que passou a viajar pelo Brasil, para divulgar o clube rubro e fundar novos "Americas" onde fosse possível. 

 Belfort Duarte ajudou o America a ser campeão carioca pela primeira vez em 1913 e foi o capitão do time, até sua última partida no dia 11 de julho de 1915, contra o Flamengo. Entusiasta do esporte, ainda fez muita coisa pelo futebol, tendo sido ele quem promoveu a primeira visita de um time estrangeiro ao país, e também quem traduziu as regras de futebol do inglês para o português.Belfort Duarte pregava respeito total aos adversários, e até denunciou um pênalti cometido por ele mesmo e que o juiz não havia visto. Tamanha era a sua lealdade e honradez, que inspirou a criação de um prêmio com o seu nome Prêmio Belfort Duarte. 

 O Prêmio, instituído pelo Código Brasileiro de Futebol em 1945 e oferecido a partir de 1946, previa a entrega de uma medalha de prata para o jogador profissional, ou de ouro, para o amador que passasse dez anos sem ser expulso, tendo jogado pelo menos 200 partidas nacionais ou internacionais. 

O atleta recebia também um diploma e passava ser reconhecido por seus relevantes serviços prestados ao futebol. Telê Santana, Didi e Vavá foram alguns dos que conquistaram o prêmio.

O Estádio Major Antônio Couto Pereira, mais conhecido simplesmente por Couto Pereira, é o segundo maior estádio de futebol do estado do Paraná, e pertence ao Coritiba Foot Ball Club. Está localizado no bairro Alto da Glória em Curitiba. Seus torcedores o chamam carinhosamente de Couto, Alto da Glória ou Gigante de Concreto Armado. Inaugurado em 15 de novembro de 1932, com o nome de Estádio  Belfort Duarte , em sua primeira partida de futebol, o Coritiba venceu o America-RJ por 4 a 2. Atualmente o estádio conta com capacidade para 40.310 pessoas.

Postagens mais visitadas deste blog

Com equipe completa, nado sincronizado iniciou treinamentos muito antes da Rio 2016

Seleção masculina de hóquei sobre grama sofre segunda derrota

Marcos Danilo Padilha - "Profissão - Goleiro"