Por que o uniforme da seleção da Itália é azul, cor ausente na bandeira do país?



Dia desses um amigo que visita esse blog todos os dias me questionou à respeito do azul ser a cor da camisa da Seleção italiana , uma vez que na bandeira do país não há a cor azul presente , pesquisei à respeito e ai vai resposta meu caro Agnaldo Torres: 
"A cor das camisas da famosa Squadra Azzurra ("Esquadra Azul") é uma homenagem aos Savóias, família real que protagonizou a unificação da Itália no século 19. O azul, cor oficial da realeza italiana, passou a tingir o uniforme da seleção de futebol em 1911, quando o país ainda era uma monarquia. 

Na instauração da república, em 1946, a única alteração foi a troca do escudo real - vermelho com uma cruz branca, representando o brasão da família - por outro com os tons da bandeira: verde, branco e vermelho. Mas o azul não foi a única cor do time italiano. Nas duas primeiras partidas oficiais da seleção, o uniforme era branco, simplesmente pelo fato de o tecido ser mais barato. 
Em 1937, a equipe adotou um modelo todo preto, cor- símbolo do governo fascista do primeiro-ministro Benito Mussolini. A experiência teve vida curta e o azul voltou depois da Segunda Guerra Mundial, em 1945. A opção por essa cor influenciou times da colônia italiana espalhados pelo mundo.

No Brasil, o Cruzeiro também joga com a camisa azul e o Palmeiras já usou a mesma cor antes de optar pelo verde. Vale lembrar que a Azzurra não é a única seleção que traz cores diferentes da bandeira no uniforme. 
A Holanda, chamada de "Laranja Mecânica", também veste o tom de sua família real, em vez do vermelho, do branco e do azul de sua bandeira. Já o Japão prefere as cores da Federação Japonesa de Futebol, o branco e o azul, no lugar do vermelho e do branco do estandarte nacional."
Resultado de imagem para mundo estranho logo

Postagens mais visitadas deste blog

Com equipe completa, nado sincronizado iniciou treinamentos muito antes da Rio 2016

Seleção masculina de hóquei sobre grama sofre segunda derrota

Marcos Danilo Padilha - "Profissão - Goleiro"