Pular para o conteúdo principal

Homenagem a Andrés Escobar, o “Cavalheiro do futebol”

Andres Escobar, o Cavalheiro do futebol colombiano, foi lembrado de uma maneira especial nesta sexta-feira, no Estádio de Levi de Santa Clara, pouco antes da partida inaugural da Copa América Centenário, o encontro entre Colômbia e Estados Unidos.
A homenagem foi prestada pela CONMEBOL, CONCACAF e Federação Colombiana de Futebol (FCF). Santiago, um dos irmãos de Andres Escobar, recebeu uma camisa oficial da Colômbia, assinada por todos os seus jogadores.
A entrega foi feita por Alejandro Dominguez, presidente da CONMEBOL; Victor Montagliani, titular da Concacaf, e Ramon Jesurum, presidente da FCF.
A seleção local e a cafeteira voltam a enfrentar-se de maneira oficial depois de 22 anos. Em 22 de junho de 1994, no jogo de primeira rodada do Mundial de Futebol, no Rose Bowl de Pasadena, um gol contra de Andrés Escobar significou o 2 a 1 que eliminou os colombianos e classificou os americanos às oitavas de final.
Poucos dias depois, em 2 de julho, Escobar foi assassinado em Medellín. A máfia do narcotráfico colombiano foi apontada como autora do atentado. 

O gol contra de Mendoza lhes havia feito perder uma milionária aposta contra seus colegas estadunidenses, segundo meios de comunicação da época.Alejandro Domínguez destacou que, com a homenagem, busca-se “deixar uma mensagem de que definitivamente o futebol deseja sepultar a incultura da morte, aquela que nesse fatídico dia, 22 anos atrás, enlutou não só um país mas a todo um continente, e proclamar a cultura da competição saudável, onde sejam apenas a habilidade, a técnica e o esforço que determinem um vencedor”.


“Os valores de atleta que Andrés Escobar sempre brindou à sua seleção colombiana vestida na recordada camiseta número 2 seguem e permanecerão vivos sempre”, afirmou Domínguez.

CONMEBOL.com

- See more at: http://www.conmebol.com/pt-br/homenagem-andres-escobar-o-cavalheiro-do-futebol#sthash.meVklwDE.dpuf
Resultado de imagem para conmebol logo png

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileirão Série A - Confira os jogos de hoje e amanhã

Brasileirão Série A - Confira os jogos em andamento

Herói da Inter, Éder Paulista poderia ter sido herói no Cianorte FC

Eder Paulista , atacante com passagem pelo Cianorte FC , onde pouco fez por não ter a oportunidade merecida , oportunidade que teve na Inter de Limeira quando no dia 14 de maio , a emoção tomou conta dos mais de 8 mil presentes no Limeirão assim que o árbitro Thiago Duarte Peixoto apitou o fim da vitória da Inter de Limeira por 2 a 1 sobre o Monte Azul. 

O tão sonhado acesso à Série A2 estava consumado. Graças a alguém que por muito pouco não esteve ali. Herói do Leão com os dois gols da virada no jogo decisivo, o atacante Éder Paulista teve a participação ameaçada na competição ao sofrer uma grave lesão logo no início da campanha. 

Por tudo o que passou, era um dos mais eufóricos, a ponto de até esquecer como foram seus gols. - Só Deus sabe o que eu passei. Os médicos falavam que eu só voltaria depois de três meses. Mas eu falei que iria me recuperar rapidamente e decidir para a equipe. 

A emoção está muito grande, não sei nem dizer como foram os gols.