Pular para o conteúdo principal

Gestão Esportiva

Considerado um dos fenômenos de maior visibilidade e crescimento no cenário mundial, o esporte tornou-se assunto de estudo em diversos campos da ciência e hoje é sinônimo de tecnologia, superação, lucro e desejo de milhares de pessoas ,  Entretanto, essa fotografia nem sempre foi assim. 

O esporte sofreu profundas mudanças desde sua criação na antigüidade grega até atingir as características que hoje o levam a ser um espetáculo de tamanha magnitude. Em Atenas, os Jogos Olímpicos eram disputados pelos gregos e, durante os dias de competição, até as batalhas e guerras eram interrompidas. 

A prática do esporte era considerada como um culto aos deuses e nada atrapalhava seu andamento. “Os jogos Olímpicos marcaram de tal forma o modo de vida grego que durante sua realização era decretada a trégua, ou seja, três meses antes do início desse acontecimento eram suspensas todas as guerras, os soldados eram proibidos de pegar em armas ou participar de conflitos armados, mesmo contra povos invasores, para que atletas e espectadores pudessem chegar a Olímpia sem sofrer qualquer tipo de ataque.” 

 No mundo moderno, o esporte retornou, a princípio, com ideais e características advindos da Grécia Antiga, no impulso do Barão Pierre de Freddy, conhecido como Barão de Coubertin, que idealizou os Jogos Olímpicos e fez novamente acender a chama desse fenômeno. 

Aos poucos, as modalidades foram difundidas entre os países do mundo e a prática, que antes era restrita a um grupo de pessoas da elite, passou a ser desenvolvida em escolas e associações, atingindo um grande número de participantes e espectadores.


POR JANETT , PAULA FERNANDA /TCC

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileirão Série A - Confira os jogos de hoje e amanhã

Brasileirão Série A - Confira os jogos em andamento

Herói da Inter, Éder Paulista poderia ter sido herói no Cianorte FC

Eder Paulista , atacante com passagem pelo Cianorte FC , onde pouco fez por não ter a oportunidade merecida , oportunidade que teve na Inter de Limeira quando no dia 14 de maio , a emoção tomou conta dos mais de 8 mil presentes no Limeirão assim que o árbitro Thiago Duarte Peixoto apitou o fim da vitória da Inter de Limeira por 2 a 1 sobre o Monte Azul. 

O tão sonhado acesso à Série A2 estava consumado. Graças a alguém que por muito pouco não esteve ali. Herói do Leão com os dois gols da virada no jogo decisivo, o atacante Éder Paulista teve a participação ameaçada na competição ao sofrer uma grave lesão logo no início da campanha. 

Por tudo o que passou, era um dos mais eufóricos, a ponto de até esquecer como foram seus gols. - Só Deus sabe o que eu passei. Os médicos falavam que eu só voltaria depois de três meses. Mas eu falei que iria me recuperar rapidamente e decidir para a equipe. 

A emoção está muito grande, não sei nem dizer como foram os gols.