ZH

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...

/

ESPORTE PARA TODOS!

 

OUÇA - A VIDA DE WILSON SILVA

domingo, 19 de junho de 2016

Gestão Esportiva

Considerado um dos fenômenos de maior visibilidade e crescimento no cenário mundial, o esporte tornou-se assunto de estudo em diversos campos da ciência e hoje é sinônimo de tecnologia, superação, lucro e desejo de milhares de pessoas ,  Entretanto, essa fotografia nem sempre foi assim. 

O esporte sofreu profundas mudanças desde sua criação na antigüidade grega até atingir as características que hoje o levam a ser um espetáculo de tamanha magnitude. Em Atenas, os Jogos Olímpicos eram disputados pelos gregos e, durante os dias de competição, até as batalhas e guerras eram interrompidas. 

A prática do esporte era considerada como um culto aos deuses e nada atrapalhava seu andamento. “Os jogos Olímpicos marcaram de tal forma o modo de vida grego que durante sua realização era decretada a trégua, ou seja, três meses antes do início desse acontecimento eram suspensas todas as guerras, os soldados eram proibidos de pegar em armas ou participar de conflitos armados, mesmo contra povos invasores, para que atletas e espectadores pudessem chegar a Olímpia sem sofrer qualquer tipo de ataque.” 

 No mundo moderno, o esporte retornou, a princípio, com ideais e características advindos da Grécia Antiga, no impulso do Barão Pierre de Freddy, conhecido como Barão de Coubertin, que idealizou os Jogos Olímpicos e fez novamente acender a chama desse fenômeno. 

Aos poucos, as modalidades foram difundidas entre os países do mundo e a prática, que antes era restrita a um grupo de pessoas da elite, passou a ser desenvolvida em escolas e associações, atingindo um grande número de participantes e espectadores.


POR JANETT , PAULA FERNANDA /TCC