VIDEO : Magno Moreira mostra os bastidores da Rádio CIA FM 95,9(2013)


VIDEO (2013)




Parafraseando o meu colega Cosme Rímole  , a atração dos ditadores em relação aos veículos de comunicação sempre foi imensa. A ideia de propagar seus ideais e mostrá-los como infalíveis cresceu na Primeira e, principalmente, na Segunda Guerra Mundial. Mussolini, Stalin, Tito, Franco souberam bem como difundir seus ideais. 
Adolf Hitler e Winston Churchill travaram duelos em forma de discursos. O nazista para impor a uma nação a ilusão de superioridade, da necessidade de dominação. E o britânico inflamou a resistência de um país bombardeado, arrasado, sitiado. Ditadores pelo mundo foram seduzidos pelo poder do rádio. Mais forte, direto do que os jornais. A voz do tirano conseguia mexer com o imaginário de que o ouvia. Getúlio Vargas não iria fugir à regra. Pelo contrário. Decidiu que, como Mussolini, iria usar o rádio como propaganda do seu 'Estado Novo'. Foi assim estatizada a Rádio Nacional. Com sede na então capital do Brasil. E cuja programação era retransmitida para todo o país. Para disfarçar a propaganda política explícita, nela havia radio novelas, jornalismo e futebol. Foi graças à ela, que transmitia os jogos do Rio de Janeiro para o Nordeste, que Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense se tornaram populares na Bahia, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Paraíba etc. 

Era quase obrigatório ter um rádio grande nas salas das famílias brasileiras. O advento de rádios compactos, a pilha, enlouqueceu o país. E os estádios. Eram os companheiros dos torcedores. 
Nos tempos nos quais ninguém imaginaria em usá-los como armas, atingindo a cabeça do torcedor rival. Por isso são proibidos hoje. O rádio esportivo foi crescendo com o sucesso da Seleção Brasileira nas Copas.
 Estava consolidado nas décadas de 70 e 80. Mas começou sua decadência com a modernização das transmissões de jogos pela televisão. Desde a década de 90, a queda só se acentuou. 
A chegada das tevês a cabo foi um golpe certeiro. Partidas mostradas pela Internet e pelo celular ajudaram na sangria. "O rádio esportivo brasileiro viveu sua crise a. Não morreu. Mas precisou se reinventar e manter seu espaço na mídia." Das AMs para as FMs as transmissões esportivas se consolidaram de vez a partir de 2000 , principalmente com a consolidação da Rádio Cianorte FM ,  acompanhando as partidas do glorioso "Leão do Vale" , como uma equipe de profissionais qualificados a CIA FM  , foi a primeira FM  do noroeste do Paraná a se lançar no desafio de transmitir jogos de futsal e futebol - definindo se como pioneira no segmento , com nomes como  Silvio Rogério Martins Neto,Renisson Costa ,  Solon Vieira JB Miotto , Marcão do Cartório, Magno Moreira , Juliano Aguiar , Ronan Costa , Denival Pinto , Leandro Marcos , Paulo Massa , Tony Silva ,  Reginaldo Ramos e Kaká Silva.

Postagens mais visitadas deste blog

Com equipe completa, nado sincronizado iniciou treinamentos muito antes da Rio 2016

Seleção masculina de hóquei sobre grama sofre segunda derrota

Marcos Danilo Padilha - "Profissão - Goleiro"