ZH

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...

/

ESPORTE PARA TODOS!

 

OUÇA - A VIDA DE WILSON SILVA

domingo, 22 de maio de 2016

VIDEO : Magno Moreira mostra os bastidores da Rádio CIA FM 95,9(2013)


VIDEO (2013)




Parafraseando o meu colega Cosme Rímole  , a atração dos ditadores em relação aos veículos de comunicação sempre foi imensa. A ideia de propagar seus ideais e mostrá-los como infalíveis cresceu na Primeira e, principalmente, na Segunda Guerra Mundial. Mussolini, Stalin, Tito, Franco souberam bem como difundir seus ideais. 
Adolf Hitler e Winston Churchill travaram duelos em forma de discursos. O nazista para impor a uma nação a ilusão de superioridade, da necessidade de dominação. E o britânico inflamou a resistência de um país bombardeado, arrasado, sitiado. Ditadores pelo mundo foram seduzidos pelo poder do rádio. Mais forte, direto do que os jornais. A voz do tirano conseguia mexer com o imaginário de que o ouvia. Getúlio Vargas não iria fugir à regra. Pelo contrário. Decidiu que, como Mussolini, iria usar o rádio como propaganda do seu 'Estado Novo'. Foi assim estatizada a Rádio Nacional. Com sede na então capital do Brasil. E cuja programação era retransmitida para todo o país. Para disfarçar a propaganda política explícita, nela havia radio novelas, jornalismo e futebol. Foi graças à ela, que transmitia os jogos do Rio de Janeiro para o Nordeste, que Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense se tornaram populares na Bahia, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Paraíba etc. 

Era quase obrigatório ter um rádio grande nas salas das famílias brasileiras. O advento de rádios compactos, a pilha, enlouqueceu o país. E os estádios. Eram os companheiros dos torcedores. 
Nos tempos nos quais ninguém imaginaria em usá-los como armas, atingindo a cabeça do torcedor rival. Por isso são proibidos hoje. O rádio esportivo foi crescendo com o sucesso da Seleção Brasileira nas Copas.
 Estava consolidado nas décadas de 70 e 80. Mas começou sua decadência com a modernização das transmissões de jogos pela televisão. Desde a década de 90, a queda só se acentuou. 
A chegada das tevês a cabo foi um golpe certeiro. Partidas mostradas pela Internet e pelo celular ajudaram na sangria. "O rádio esportivo brasileiro viveu sua crise a. Não morreu. Mas precisou se reinventar e manter seu espaço na mídia." Das AMs para as FMs as transmissões esportivas se consolidaram de vez a partir de 2000 , principalmente com a consolidação da Rádio Cianorte FM ,  acompanhando as partidas do glorioso "Leão do Vale" , como uma equipe de profissionais qualificados a CIA FM  , foi a primeira FM  do noroeste do Paraná a se lançar no desafio de transmitir jogos de futsal e futebol - definindo se como pioneira no segmento , com nomes como  Silvio Rogério Martins Neto,Renisson Costa ,  Solon Vieira JB Miotto , Marcão do Cartório, Magno Moreira , Juliano Aguiar , Ronan Costa , Denival Pinto , Leandro Marcos , Paulo Massa , Tony Silva ,  Reginaldo Ramos e Kaká Silva.