ZH

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...

/

ESPORTE PARA TODOS!

 

OUÇA - A VIDA DE WILSON SILVA

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Fique por dentro : Qual a origem do termo "gandula" no futebol?


O futebol é considerado por muitos um grande espetáculo, os jogadores, os técnicos e a torcida fazem parte desta festa e podem ser consideras peças chaves para sua realização. 

No entanto, outra figura importante é o gandula: personagem coadjuvante, mas indispensável para o andamento da partida - quem mais iria ficar correndo atrás das bolas? Mas afinal, você sabe qual a origem do nome "gandula" no futebol? 

De acordo com o livro 'Oh dúvida cruel', o termo "gandula", usado para denominar o pegador de bolas em um estádio de futebol, originou-se do nome de um jogador argentino de futebol que veio para o Brasil nos anos 40 contratado pelo Vasco da Gama. Bernardo Gandulla jamais era escalado, ficava então assistindo a treinos e jogos, e não havia uma só bola que escapasse do campo, que Gandulla não corresse para buscá-la, devolvendo educadamente para os colegas titulares.

 Daí a origem do nome "gandula" para os garotos, e agora também meninas, que repõem a bola nos estádios. Você tem perguntas sobre algo curioso ou inusitado? Então participe do Você Sabia?. Clique aqui e envie já a sua pergunta. 
Resultado de imagem para site terra logo
                                        Redação Terra