Fique por dentro : Qual a origem do termo "gandula" no futebol?


O futebol é considerado por muitos um grande espetáculo, os jogadores, os técnicos e a torcida fazem parte desta festa e podem ser consideras peças chaves para sua realização. 

No entanto, outra figura importante é o gandula: personagem coadjuvante, mas indispensável para o andamento da partida - quem mais iria ficar correndo atrás das bolas? Mas afinal, você sabe qual a origem do nome "gandula" no futebol? 

De acordo com o livro 'Oh dúvida cruel', o termo "gandula", usado para denominar o pegador de bolas em um estádio de futebol, originou-se do nome de um jogador argentino de futebol que veio para o Brasil nos anos 40 contratado pelo Vasco da Gama. Bernardo Gandulla jamais era escalado, ficava então assistindo a treinos e jogos, e não havia uma só bola que escapasse do campo, que Gandulla não corresse para buscá-la, devolvendo educadamente para os colegas titulares.

 Daí a origem do nome "gandula" para os garotos, e agora também meninas, que repõem a bola nos estádios. Você tem perguntas sobre algo curioso ou inusitado? Então participe do Você Sabia?. Clique aqui e envie já a sua pergunta. 
Resultado de imagem para site terra logo
                                        Redação Terra

Postagens mais visitadas deste blog

Com equipe completa, nado sincronizado iniciou treinamentos muito antes da Rio 2016

Seleção masculina de hóquei sobre grama sofre segunda derrota

Marcos Danilo Padilha - "Profissão - Goleiro"