ZH

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...

/

ESPORTE PARA TODOS!

 

OUÇA - A VIDA DE WILSON SILVA

domingo, 29 de maio de 2016

Fique por dentro : O que são decatlo e heptatlo"?"


Decatlo é uma modalidade olímpica de atletismo com 10 provas, praticada exclusivamente por homens. Os atletas inscritos competem num programa de dois dias, que inclui as seguintes modalidades: 1º dia 100 metros rasos salto em distância arremesso de peso salto em altura 400 metros rasos 2º dia 110 metros barreiras lançamento de disco salto com vara lançamento de dardo 1500 metros.
   A especial importância do decatlo deve-se a que o vencedor dessa modalidade é considerado o atleta mais completo do mundo, pois o conjunto de provas exige, ao mesmo tempo, resistência extraordinária e o desenvolvimento harmônico de diferentes aptidões físicas. Os competidores recebem pontos por seu desempenho em cada uma das provas, de acordo com uma tabela elaborada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). 

Essa tabela já foi modificada várias vezes, a fim de se adaptar à evolução dos recordes mundiais. A primeira versão foi usada entre 1912 e 1936, quando o decatlo ainda era disputado em três dias. A partir de 1964, as tabelas passaram a valorizar o atleta que apresenta desempenho equilibrado em todas as provas da competição. Um decatleta é submetido às mais desgastantes provas de atletismo. Em um único dia perde até três quilos e consome aproximadamente 6500 calorias. 
  Já o Heptatlo é praticado exclusivamente por mulheres com 7 provas. 
 O heptatlo consiste em sete provas:
100 metros com barreiras salto em altura arremesso de peso 200 metros rasos salto em distância lançamento de dardo 800 metros 

 As provas serão obrigatoriamente executadas em dois dias consecutivos, sendo realizadas 4 provas no primeiro e 3 no segundo dia. 

A ordem das provas também não pode ser alterada. Estas condições são necessárias para que seja reconhecido como prova oficial. 

 O heptatlo faz parte do programa olímpico desde os Jogos de 1984 em Los Angeles. A primeira campeã olímpica foi a australiana Glynis Nunn. Nos jogos seguintes, a modalidade foi dominada pela atleta estado-unidense Jackie Joyner-Kersee, que obteve o recorde do mundo no evento dos Jogos de Seul. Recentemente, a atleta mais destacada do heptatlo é a sueca Carolina Klüft, três vezes campeã do mundo e campeã olímpica. A portuguesa Naide Gomes competiu nos heptatlo em 2004, antes de se dedicar ao salto em comprimento.

  Fonte(s): http://pt.wikipedia.org/wiki/Heptatlo