Vereadores do Rio reúnem assinaturas para abertura de CPI da Olimpíada


RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro reuniu as assinaturas necessárias para o pedido de abertura de uma CPI para investigar obras e contratos da Olimpíada deste ano, informou a Casa nesta sexta-feira. As 17 assinaturas, o equivalente a um terço dos parlamentares, foram encaminhadas à mesa diretora da Casa e para o início dos trabalhos ainda é preciso a homologação do presidente da Câmara dos Vereadores, Jorge Felippe (PMDB). Segundo o vereador Jefferson Moura (Rede), que liderou o recolhimento de assinaturas, é praxe um pedido com tantas assinaturas ser aprovado. 

 "Queremos conhecer profundamente a relação e os contratos entre as empreiteiras e as obras olímpicas", disse o vereador à Reuters por telefone. "Será uma surpresa se não houver uma irregularidade nas obras que envolvem construtoras investigadas pela Lava Jato." A maioria das empreiteiras que atua nas obras do Rio está sendo investigada pela operação Lava Jato, que apura esquema bilionário de corrupção na Petrobras. Nesta semana, a Justiça do Rio bloqueou cerca de 130 milhões de reais da Caixa Econômica Federal que seriam repassados ao complexo de Deodoro, onde serão realizadas provas nos Jogos. A suspeita é de irregularidades no contrato de terraplanagem feito pelas empresas OAS e Queiroz Galvão. "Vamos buscar uma parceria e uma proximidade com os representantes da Lava Jato que possam ajudar nas nossas apurações e eventualmente determinar ao final dos trabalhos a devolução de recursos e reparos de danos", disse o vereador. Moura informou que a CPI deve ser instalada na semana que vem e os membros da comissão serão definidos em seguida proporcionalmente ao tamanho das bancadas da Casa.

 O prefeito Eduardo Paes (PMDB) e o secretário de governo Pedro Paulo devem ser convocados pela comissão, que terá 120 dias de duração com possibilidade de extensão de mais 60 dias. A prefeitura trabalha para inviabiliar a CPI, de acordo com uma fonte próxima ao órgão. "Não vai ter CPI não", afirmou.
Reuters Brasil

Postagens mais visitadas deste blog

Com equipe completa, nado sincronizado iniciou treinamentos muito antes da Rio 2016

Seleção masculina de hóquei sobre grama sofre segunda derrota

Marcos Danilo Padilha - "Profissão - Goleiro"