ZH

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...

/

ESPORTE PARA TODOS!

 

OUÇA - A VIDA DE WILSON SILVA

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Rio 2016 divulga primeiros nomes de atletas que vão levar a tocha olímpica

rio2016_banner



Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil 


Alguns nomes de atletas, ex-atletas e personalidades que vão levar a tocha olímpica e o percurso que ela fará pelo país foram divulgados hoje (24) pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e patrocinadores do evento. No total, a tocha vai passar por 329 cidades, que podem ser consultadas por região e estado, no site do comitê. Entre os atletas que participarão do revezamento estão a tenista Maria Esther Bueno, o nadador Gustavo Borges, a velejadora Isabel Swan, o nadador Clodoaldo Silva, a ginasta Laís Souza, a jogadora de vôlei Fabiana e a de vôlei de praia Adriana Behar. O atleta da paracanoagem Caio Ribeiro, o ultramaratonista Weimar Pettengill e o arqueiro indígena Gustavo Santos também vão participar. 

 Os nomes foram escolhidos pelos patrocinadores Bradesco, Coca-Cola e Nissan, que também incluíram pessoas envolvidas em projetos sociais e artistas, como o cantor Di Ferrero. De acordo com o Comitê Rio 2016, a judoca Erika Miranda foi escolhida para representar todas as mulheres atletas do país. A ex-ginasta Laís Souza disse que está ansiosa para participar do revezamento e lembrou que, em suas participações em olimpíadas anteriores, nunca pode comparecer à abertura: “Nossa competição era sempre no segundo dia e a gente ficava descansando no hotel. Agora, vários sonhos vão vir à tona, e várias coisas vão passar na minha cabeça”, disse a atleta, que conta com a presença do público. “Espero movimentar o máximo de pessoas possível. Estou bastante ansiosa”. Tenista número um do mundo em 1959, Maria Esther Bueno também comemorou o convite, principalmente porque, em sua época de atleta, o tênis não era um esporte olímpico. 

“Vai ser uma olimpíada única e fantástica. Acho que é a chance de os brasileiros verem de perto os melhores atletas do mundo.” No percurso de Brasília até o Rio de Janeiro, a tocha vai passar pelas cinco regiões do país, por paisagens famosas como a Chapada Diamantina, os Lençóis Maranhenses e o arquipélago Fernando de Noronha. O revezamento começa no dia 3 de maio e termina na abertura dos jogos, em 5 de agosto, no Maracanã. A tocha será acesa em Atenas, na Grécia, em 21 de abril. No Brasil, serão percorridos 20 mil quilômetros por rodovias e 10 mil pelo ar. A Força Nacional vai acompanhar o percurso. 

  Edição: Denise Griesinger
Resultado de imagem para ebc agencia brasil